Prefeitura de São Gabriel (Facebook/ reprodução)
O médico e ex-secretário de saúde de São Gabriel, Paulo Fernando Forgiarini, morreu ao meio-dia de quarta-feira, em São Gabriel. Ele estava internado e teria tido problemas na saúde em função de um infarto que sofreu em fevereiro do ano passado. O enterro de Forgiarini foi às 10h desta quinta-feira, no cemitério do município.
Nascido em Catuípe em 29 de abril de 1958, se estabeleceu em São Gabriel após se formar e atuava como médico clínico geral e obstetra. Ele foi presidente da Associação Médica de São Gabriel e secretário de saúde do município por 12 anos - entre 1997 e 2004 e depois entre 2008 a 2012. O médico é lembrado por ter participado da implementação do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e recebeu o título de cidadão gabrielense. Forgiarini chegou a concorrer a prefeito, em 2004, pelo PDT.
O ex-secretário é casado com Maria Elizabeth e pais de quatro filhos: Daniele, Betiele, Thomás e Matheus. A prefeitura de São Gabriel decretou luto oficial de três dias na cidade.
"Foi um brilhante secretário, competente, firme. Transformou a rede pública, criando a maioria dos postos de saúde existentes hoje, implantou a SAMU, o Pronto Atendimento 24 Horas, firmou convênios com universidades, implantou sob minha coordenação o convênio com a Santa Casa de Caridade. Mais de 70% de tudo que existe na rede pública municipal de Saúde em São Gabriel, tem a mão e a determinação férrea dele" - declarou, por meio da página do Executivo, o prefeito Rossano Gonçalves.
* Com informações do Caderno 7 e do Facebook da prefeitura de São Gabriel